domingo, 4 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRMA GESTÃO ESCOLAR-GESTAR II








FORMADORA:
ANA MARIA DA CUNHA





















TUNTUM-MA
SETEMBRO/2009





Programa de Gestão Aprendizagem Escolar – Gestar II.

Relatório

Aos trintas dias do mês de setembro de dois mil e nove, realizou-se o oitavo e novo encontro na Escola Municipal Complexo Educacional Dr. Tema, com a duração de oito horas.
As oito horas, no auditório da Escola reuniram- se os cursistas de Língua Portuguesa e Matemática para uma palestra com o Secretario de Educação Antonio dos Reis Barros Teixeira sobre a importância do programa ; como eles estão vendo e se esta sendo desenvolvido em sala de aula.
Após a palestra o coordenador de curso e formador de Matemática, Jailton Santana de Melo e eu, Ana Maria da Cunha, formadora de Língua Portuguesa, apresentamos em forma de slides sobre a “Pedagogia de Jesus”. Como Jesus ensinava utilizando trechos bíblicos, e se fundamentando nos quatros evangelhos, com compromisso, perseverança e ama pelo ensino.Ele ensinava de uma forma simples, porém com sabedoria.
Ainda no turno matutino, continuamos com a Tp4 – Unidade 13 – leitura, escrita e cultura nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino, comentando o filme “ Narradores de javé”. E para finalizar a unidade 13, foi realizada uma oficina: como transformar a música em aula, utilizamos a seguinte musica de Luis Gonzaga chamada “ Baião”, que trata de ritmos, linguagem, gênero e tipo textuais.
E para finalizar esse turno trabalhamos com um texto reflexivo: “ Os dez mandamentos das relações humanas”, onde fizemos uma breve reflexão sobre o mesmo.
Iniciamos o turno vespertino com a dinâmica O Bingo da Amizade, simulando um bingo, só que ao invés de números, coloca-se nomes de colegas da sala e vai chamando esses nomes, quem preencher primeiro a cartela, recebe um prêmio e divide com todos. O objetivo dessa dinâmica é trabalhar a socialização para se conheceram melhor e um interagir com o outro.
Finalizamos esse turno com a Tp5 – Unidade 18 – Coerência textual com a seguinte oficina: escolher e parodiar uma musica envolvendo o programa Gestar II. Foi uma oficina excelente, os cursistas apresentaram três paródia, todas muito boas, encerrando a Tp5. Já deixamos agendado o próximo encontro para o dia 08/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário